Capital do boi gordo, terra do cupim casqueirado
Araçatuba é das poucas cidades do Estado com Secretaria e orçamento exclusivos para o Turismo, gerenciada por com servidores gestores de turismo, conduzindo a execução de 45 projetos do Plano Diretor específico. Conta com a sinalização turística nos padrões internacionais e se localiza entre três importantes rodovias. O programa Turistando Araçatuba, produz engajamento do trade, dos escolares, universitários, seniores, moradores urbanos e rurais, todos alinhando sua percepção do turismo na cidade, a fim de melhor atender os visitantes e consolidar a cidade como destino turístico.
No site (www.turismo.aracatuba.sp.gov.br) estão os links para as redes sociais, para o Mapa (67 pontos) e o Calendário Turístico (57 eventos), porém o município ultrapassa a realização de 700 eventos ao longo do ano, com destaque para as competições da ABQM, que reúne por três meses anualmente, a cada edição, mais de 3.000 cavalos quarto de milha, mais de 10.000 inscrições e mais de 400 competições nacionais e internacionais no maior complexo eqüestre do Brasil.
O CADASTUR registra 21 meios de hospedagens, 67 agências de viagens, 46 guias de turismo, 15 organizadores de eventos, 12 transportadoras turísticas, 01 parque temático/termal, entre outros cadastros de empresas operadoras de turismo. Arrecada mais de R$1.000.000,00 mensal exclusivamente com o ISSQN sobre prestação de serviços turísticos. O PIT e o Parque Ecológico Baguaçú registraram mais de 9.000 visitantes de mais de 196 municípios nos últimos 2 anos. Entre passageiros por via aérea e rodoviária supera 106.000 desembarques nos últimos 12 meses. Conta com 11 cozinhas da culinária internacional.
É destaque e promove passeios e visitação ao Hot Planet Thermas Park, Parque Náutico de Araçatuba, Speed Park Kartódromo Internacional (o mais moderno da América Latina), Centro de Eventos Clibas de Almeida Prado, Centro Histórico, Rancho das Videiras, 3 Shopping Centers, Calçadão Central, Museu Ferroviário, Museu de Artes Plásticas, Museu Rintaro Takahashi, 2 Teatros, Orquidário, Parque Ecológico Baguaçu, Parque da Fazenda, Complexo de Lazer João Miranda, Bosque dos Araças, Cidade da Criança, Praça do Boi Gordo, Circuitos Ciclísticos (27 rotas cadastradas), entre outros. Conta com 11 cozinhas da culinária internacional, prato exclusivo na rota gastronômica (trilogia de cordeiro) e prato típico em lei municipal (cupim casqueirado).
Integrante da região turística Tietê Vivo, conta com varias estruturas para uso de embarcações, marinas, píeres para atracação, dentre eles um (público) com 5 fingers, 20 atracadouros e 90 metros de passarela, com rampa pública para embarque e desembarque às margens do rio Tietê (com 62 km no território de Araçatuba), na antiga Prainha, em transição para se tornar o Parque Náutico de Araçatuba. São mais de 700 (setecentas) embarcações registradas, entre lanchas, jet ski, barcos e veículos de suporte ao movimento no rio.
O Parque Náutico Araçatuba (antiga Prainha Municipal da Amizade) recebeu estruturas náuticas, decks de contemplação, mirante, tem planejamento para se tornar equipamento turístico de grande atração e movimentação, inclusive com recepção e operação de navios de transporte de passageiros, sendo que as novas estruturas facilitaram ocorrência e realização de competições e eventos específicos como a exposição Flutuo Day, workshop, torneios de pesca, prática de stand up paddle, caiaques entre outros equipamentos e praticas.