Carregando...
Araçá é um nome popular utilizado em referência a algumas espécies pertencentes ao gênero Psidium, originário da América tropical e subtropical, incluindo cerca de 100 espécies e está incluído na família Myrtaceae, cujos frutos apresentam uma baga grande, com uma cor amarela ou vermelha quando maduros, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
As raízes dessa planta são utilizadas na medicina popular, bem como suas folhas. A casca é utilizada no curtimento de peles, a madeira é utilizada na fabricação de móveis e uso para lenha, e as folhas são utilizadas para tingir papel e tecidos, além de ser usado também para recuperar áreas degradadas. Estudos indicam que o consumo de araçá pode ajudar a reduzir o colesterol total, LDL e gordura no fígado.
Quais as propriedades e benefícios
A planta é normalmente muito resistente às doenças e pragas, devido às suas propriedades antimicrobianas, por isso pode ajudar no combate as infecções, gripes e resfriados, até porque as frutas do araçá contêm uma grande quantidade de vitamina C, muito mais do que os alimentos cítricos como limão ou laranja, sendo um potente antioxidante que reforça o sistema imune. Além disso, tem também propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usado em inflamações da garganta, da boca ou do intestino, por exemplo e devido à
Composição do araçá
O araçá é uma fruta composta por água, sais minerais, ácido málico, açúcar, celulose, gordura, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, carotenoides e fibra, que para além das suas propriedades terapêuticas, tem também muita utilidade na preparação de compotas, doces, geleias, sorvetes e sucos. O araçá tem também na sua composição antocianinas e compostos fenólicos com potente atividade antioxidante.