A primeira infância é o período mais curto da vida do ser humano, porém é o que definirá toda sua existência. Para além de uma marca cronológica, compreende os primeiros 72 meses de vida da criança, momento em que vivenciará as principais conquistas e descobertas em relação ao mundo. Aprenderá a falar, a andar, interagir, entre outras vivências ímpares.
É nessa jornada inicial que também acontecerá o primeiro distanciamento do seu núcleo familiar ao ingressar na Instituição de Educação Infantil, quando surgirão os novos pares e a ampliação de seu grupo social.
Em uma perspectiva de desenvolvimento integral, a educação voltada para a primeira infância tem como cernes de sua atuação o protagonismo infantil, considerando os aspectos físicos, sociais, culturais, afetivos e cognitivos, por meio de práticas pedagógicas que reiteram a indissociabilidade entre o cuidar e educar.
Nesse sentido, as instituições que atendem à primeira infância, empenham-se para ampliar o universo de experiências, saberes e aprendizagens das crianças, respeitando sua historicidade, construída no ambiente familiar e na comunidade em que vive, articulando-os às propostas pedagógicas das instituições escolares.
Portanto é fundamental compreender que o espaço e o tempo vivido pela criança necessitam de intervenções responsivas realizadas pelos docentes e demais profissionais, mediadas pelas interações e brincadeiras, e resultando em vínculos para um atendimento com qualidade.
Atender com qualidade implica investimentos em formação continuada para os profissionais que atuam nessas instituições, por essa razão, ademais as ações formativas propostas pelo município, há uma parceria com Sistema SESI-SP de Ensino para a realização de encontros formativos entre professores, gestores e demais profissionais no decorrer do todo ano letivo.