Expressões como "engole o choro", "quem chora é fraco" ou "homem não chora" são prejudiciais e podem traumatizar o desenvolvimento emocional das crianças.
Antigamente, essas expressões eram comuns entre adultos e crianças, mas hoje entendemos que chorar, assim como rir, desempenha um papel crucial para o equilíbrio emocional.
Ao reconhecer as emoções das crianças, nomeá-las, demonstrar empatia pelos sentimentos delas e interagir de maneira gentil e amorosa, mostramos que estamos sintonizados com o que elas estão sentindo. Isso contribui para a educação emocional dos pequenos, fornecendo-lhes ferramentas para se tornarem adultos saudáveis e independentes, conscientes de seus próprios sentimentos e emoções.
É perfeitamente normal chorar, afinal, as lágrimas podem surgir por uma variedade de motivos, não é mesmo?
Por isso, compartilhamos aqui uma obra literária disponibilizada gratuitamente, criada pela Psicóloga Raquel Lhullier e ilustrada por Denise Costa, com o apoio da Ballejo Cultura & Comunicação e do Fernando Schmitt Design.
"Tudo bem, pode chorar!" aborda o choro em situações cotidianas que certamente muitas crianças já vivenciaram e com as quais poderão se identificar. Confesso que me emocionei ao ler!
Baixe o PDF gratuito e deixe-se emocionar também.